Resenha – Caixa de Pássaros

Observem toda minha rebeldia de olhos abertos..
Observem toda minha rebeldia de olhos abertos..

Quando fui a Turnê da Intrínseca, esse ano, a sinopse de a Caixa de Pássaros foi de longe a que me chamou mais atenção, e consequentemente a que me deixou mais ansiosa para adquirir o livro. Houve um sorteio de um exemplar (obviamente não ganhei porque não tenho sorte pra essas coisas, foi um amigo meu que ganhou -.-) mas eu resolvi adquiri-lo comprando mesmo, não me arrependi no fim das contas.

A atmosfera do livro é muito sombria, e o suspense em cada página é um prato cheio pra quem gosta do gênero suspense. Perturbadoras experiências são experimentadas ao longo de suas páginas..

Depois de um macabro assassinato, que poderia ser esquecido nas folhas policiais da Rússia, estranhos e cruéis suicídios começam a se alastrar por várias cidades e acontecer com cada vez mais frequência. Malorie, uma jovem que mora com a irmã Shannon na parte sul de Detroit em busca de melhores oportunidades de vida tem sua vida completamente marcada quando os assassinatos finalmente chegam próximo a sua vizinhança e quando ela descobre que carrega o fruto de um rápido envolvimento amoroso. Duas coisas se sabem sobre o que causou o caos e a destruição na população mundial: as pessoas afetadas viram algo e o que viram está vagando lá fora. É preciso manter os olhos sempre fechados.

A prosa de Josh Malerman é extremamente adaptada para o cinema. Todo o livro já está sob ponto de vista cinematográfico e roteirizado. Temos somente o ponto de vista de Malorie – com apenas uma breve exceção – porém, a ação não se desenvolve linearmente. Acontecimentos antigos estão sempre em contraponto com o que acontece no momento por meio de memórias dela, o que contribui ainda mais na ansiedade e suspense no que vai acontecer.

O autor trabalha bastante bem cada personagem e nada é o que parece logo de cara. As pessoas mantém as máscaras de civilidade, porém, quando a situação vai se agravando, logo as máscaras caem e elas vão revelando seu lado mais cruel e sádico na luta pela sobrevivência.

O livro contém passagens de pura crueldade capaz de deixar muita gente de queixo caído. Então se você for mais sensível, é melhor escolher outra leitura. Eu particularmente gostei da garra da personagem principal e da exposição da sua verdadeira alma, nada heroica e nem benevolente, apenas focada em sobreviver a qualquer custo.

Se você gosta de suspense e está acostumado com livros fortes, você vai adorar Caixa de Pássaros, só não recomendo sua leitura durante a madrugada, não garanto que não tenha nada atrás de você…

 

CAIXA DE PÁSSAROS

Autor: Josh Maleman

Editora: Intrínseca

Páginas: 272

Média de preço: R$ 25

Curiosidade: É o romance de estreia do autor

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s